O que é DevOps e DevSecOps?

Se você está imerso no universo da tecnologia, já deve ter se deparado com os termos DevOps e DevSecOps. Os dois termos são, na verdade, metodologias, tendo cada uma as suas particularidades.

DevOps

DevOps é a união de desenvolvimento e operação. Essa metodologia consiste em descrever abordagens que ajudam a acelerar os processos necessários para levar uma ideia do desenvolvimento até a sua implementação, em uma ambiente de produção onde seja capaz de gerar valor para o usuário. Como ideia, nesse caso, podemos considerar várias possibilidades, como um novo recurso de software, uma correção de bug, automação de processos de infra das aplicações de negócio, entre outros. O DevOps permite que os que mais precisam de recursos, os obtenham por meio do autosserviço e da automação. Na pratica, imagine subir, escalar ou administrar todo um ambiente de servidores, bancos de dados, serviços de TI e aplicações por linha de comando ou automatizado conforme consumo num ambiente produtivo.

DevSecOps

Ainda que a DevOps também tenha relação com segurança, o seu foco maior está em agregar as práticas mais eficazes de desenvolvimento de software. A DevSecOps surge então para complementar e suprir essa necessidade, tendo em vista que significa “Desenvolvimento, segurança e operação”. Essa metodologia apresenta uma resposta a uma necessidade tangente: a de se ter atualizações cada vez mais rápidas e constantes. Mas a implantação de metodologias ágeis implica em alguns cuidados e possui algumas limitações. É por isso que a DevSecOps se apresenta como uma solução a todas essas questões, pois combina os processos rápidos com segurança em suas estruturas.

Uma abordagem feita a partir desta metodologia, promove a redução do risco de segurança sem prejudicar os cronogramas ágeis de desenvolvimento, o que otimiza tempo no dia a dia.

Depois de entender as particularidades dessas metodologias, independente de qual delas a sua empresa opte por incorporar, é importante lembrar que é necessário possuir, desde o início, uma prática padrão para inclusão, operações, política, procedimentos, privacidade e segurança.

E para isso, é sempre bom contar com quem entende do assunto. Na Start55, trabalhamos com consultorias, projetos e soluções Microsoft. Assim, conte conosco e com a nossa autoridade para conhecer e implementar novas possibilidades para tornar o seu negócio cada vez melhor.

Entre em contato para mais informações.