O que é outsourcing e quais suas vantagens para empresas?

Outsourcing (em português, terceirização) é uma prática empresarial que consiste em transferir tarefas, operações, trabalhos ou processos para uma força de trabalho externa.

Há décadas terceirizam-se as áreas de logística, limpeza etc, mas apenas nos últimos anos aceitou-se a ideia de terceirizar áreas ligadas ao core business das empresas, como a área de tecnologia, por exemplo.

Você precisa estudar muito para entender como gerenciar o negócio e é impossível ter conhecimento em todas as áreas, assim, algumas vezes, problemas surgem.
Então fica a pergunta: por que não terceirizar esse setor? Colocá-lo nas mãos de alguém que realmente entenda da área e possa ajudar seria uma opção tão ruim?
Pois este é o segredo do outsourcing. Contratar especialistas na área que você tem menos knowhow para potencializar o resultado destes setores.
Através desse método, você pode focar seus esforços naquilo que realmente faz parte da sua área de conhecimentos, tornando a empresa muito mais coerente em todos os setores.

Exemplos de outsourcing:

Como medida de redução de custos, o outsourcing pode ter impactos significativos em diversos setores.
Os serviços de tecnologia da informação (TI) também podem ser adquiridos por outsourcing, assim como a computação em nuvem e software como serviço (SaaS), por exemplo, que oferece às empresas acesso a serviços e ferramentas de computação que antes eram gerenciados internamente pelos departamentos de TI das empresas.

Vantagens para empresas:

A terceirização tem o potencial de liberar dinheiro, pessoal, instalações e tempo, o que resulta em economia de custos de mão de obra, impostos, energia e produção.
As empresas podem empregar estratégias de outsourcing para focar nas principais competências do negócio. Isso permite que mais recursos sejam investidos no que fazem bem, melhorando a eficiência e aumentando a competitividade. A produção pode ser simplificada e o tempo de produção reduzido, diminuindo os custos operacionais.

O outsourcing pode ser uma estratégia muito útil para as margens de lucro de uma empresa e para fins de produtividade. Ele traz vantagens que, se bem exploradas, contribuem para a evolução e sucesso dos negócios.

Sua satisfação em primeiro lugar: nesse modelo de contratação você é livre para decidir quando as coisas começam e terminam, nosso objetivo é deixar você livre para tomar as decisões e gerir o seu negócio, nós ficamos com o Core Business, o chamado trabalho pesado!

Quer ter tranquilidade para tocar o seu negócio? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.