O que é RPA? Conheça os benefícios do Robotic Process Automation

O que é RPA? Conheça os benefícios do Robotic Process Automation

O RPA, ou Robotic Process Automation, tem como objetivo automatizar processos. Quando falamos de RPA, muitos imaginam um robô físico executando tarefas. Porém, essa tecnologia é um mecanismo bem simples e funcional que traz agilidade e eficiência para as operações corporativas. 

O que é RPA?

O RPA é uma solução de tecnologia que usa ferramentas estruturadas para realizar tarefas corporativas. Um software RPA é capaz de concluir diversas tarefas, como processar transações, controlar dados, estabelecer comunicação com outros sistemas ou disparar mensagens. 

Diferentemente da Inteligência Artificial (IA), o RPA oferece uma automação objetiva que não precisa de interpretação de contexto. Existem soluções que unem o IA e o RPA, que se chamam Intelligent Automation.

Tarefas rotineiras como checagem de folhas de pagamentos e demonstrações financeiras poderiam levar horas sendo realizadas pela equipe. Com o software de automatização, essas tarefas e outras são concluídas de forma otimizada e sem erros no processo.

Com a automatização, os colaboradores terão mais tempo para focar no core business da empresa, aumentando a produtividade e os resultados positivos do negócio. Além disso, investir em um software RPA pode até aumentar a satisfação dos funcionários, que agora estarão desonerados de tarefas repetitivas.

Como funciona o RPA?

O software RPA é comandado por códigos e algoritmos que realizam as tarefas pré-programadas. A entrada de dados para as tarefas é realizada pelos próprios robôs, para que o programa execute os comandos na interface do sistema com precisão. 

O RPA é muito utilizado em sistemas de gestão de comunicação, como os CRMs, automatizando os processos repetitivos e em massa. O software pode enviar notificações, cobrar clientes, gerar relatórios, atualizar perfis, entre muitas outras atividades. 

Benefícios

  • Otimização dos processos
  • Aumento da produtividade
  • Precisão e redução de erros
  • Redução de custos
  • Integração

Agora que você já sabe tudo sobre RPA, está na hora de investir em um software de automação para a sua empresa! A Start55 é parceira da AutomationEdge, uma plataforma RPA que tem como objetivo apoiar o cliente na jornada da automação, fornecendo consultoria e serviços em TI.

Sem Comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.