On premise x em nuvem: veja as diferenças entre cada um

As diferenças entre servidores on premise e os servidores em nuvem são diversas, e fazer a melhor escolha para a sua empresa não é uma tarefa tão fácil assim. As vantagens e desvantagens de cada modelo podem influenciar a decisão, mas é necessário fazer uma análise das características dos servidores para entender qual é o tipo de estrutura que a sua empresa precisa.

Confira, a seguir, as principais diferenças entre servidores on premise e servidores em nuvem.

Infraestrutura

Os modelos on premise são servidores físicos que são acompanhados por controle de temperatura por ar condicionado, na maioria das vezes necessitam de um nobreak para evitar picos de energia e requerem uma rotina periódica de backup para evitar perda de dados por possíveis falhas no sistema.

Já os servidores em nuvem são um serviço contratado e o provedor é o responsável pela manutenção e infraestrutura do software. Ou seja, com esse modelo, sua equipe de TI fica desonerada da administração do servidor.

Investimento

Servidores on premise requerem um grande investimento inicial para a compra dos hardwares, sistema operacional e dispositivos periféricos e o treinamento da equipe de TI. Além disso, existem as despesas com as rotinas de atualização e suporte que envolvem horas de trabalho.

Para o modelo em nuvem, somente é preciso pagar a mensalidade do serviço. Esse custo pode ainda ser reduzido conforme a utilização, já que o pagamento é baseado no uso. 

Porém, nesse caso, o interessante é fazer um cálculo de quanto sua empresa gastaria com cada modelo a longo prazo, já que nem sempre a opção mais barata é a melhor alternativa.

Escalabilidade 

Em questão de escalabilidade, os servidores em nuvem levam vantagem, já que para adicionar ou retirar recursos é preciso apenas configurar o serviço e automaticamente já ver as mudanças. Nos servidores on premise, fazer mudanças no sistema podem levar alguns dias já que é preciso comprar o novo equipamento e esperar o tempo de entrega.

Segurança

Para que um servidor on premise tenha a maior segurança possível, é preciso que haja investimento constante em itens de proteção aos dados. Os servidores em nuvem levam vantagem nesse quesito, já que contam com uma equipe de TI 100% dedicada à segurança do sistema.

A Start55 é Silver Partner Microsoft e oferece serviços de consultoria e licenciamento em produtos on premise e softwares da companhia. 

Acesse o nosso site e entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços.

Sem Comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.